Arte, scrap, divagações e outras coisas…

 As fotografias fazem parte da alma do scrapbooking que praticamos atualmente, sendo assim reunimos algumas dicas para fotografar melhor que esperamos possam ser utilizadas em favor de nossa performance.Em fotografia a atenção com os detalhes faz com que as fotos sejam valorizadas. Luz, enquadramento, elementos que compõe o quadro da imagem, as cores e muitos outros detalhes devem ser observados antes de apertarmos o botão do “clik”.Aprendi em um curso que sempre que surgir dúvidas sobre o enquadramento deveremos utilizar a regra dos terços, utilizada há muitos séculos pelos grandes pintores. Proceda assim: no retângulo formado pela área da foto, traçe mentalmente um jogo da velha, ou seja, divida-o em nove quadrados (duas linhas na horizontal e duas linhas na vertical). Aproxime o assunto principal de um dos pontos de cruzamento destas linhas e as chances de enquadrar melhor se multiplicam. Experimente colocar o assunto em diversos pontos e perceba como o resultado muda. Isto altera o nosso “vicio” de colocar o foco no meio da foto, experimente a variação…Dias muito ensolarados, nem sempre dão boas fotos, principalmente se o sol estiver à pino. Muita luz produz sombras, sem falar que as pessoas fecham mais os olhos e deixam a testa franzida. Se não puder ser em outro horário, pelo menos coloque seu motivo contra a luz e utilize o flash.

As fotos do por-do-sol são lindas, mas não esqueça de enquadrar o céu para medir a luz, caso contrário o contraste muito forte pode prejudicar os detalhes. Como fazer? Enquadre o céu e aperte o botão do obturador até a metade, não solte, reposioxne a máquina e refaça o enquadramento, ai aperte até o fim.

Normalmente as máquinas de foco automático, fazem o seu foco no centro da fotografia, para utilizar a regra dos terços e não perder o foco do motivo que queremos fotografar basta fazer o mesmo descrito acima. Coloque seu motivo no meio da foto, aperte o botão do obturador até a metade (a máquina fará o foco) e sem soltar o botão reposicione seu motivo. Ficará perfeito!

Em ambientes fechados é importante atentar para a iluminação, geralmente insuficiente. lembre-se que os flash embutidos iluminam cerca de 3 metros, mais do isto é necessário um flash externo – se for usá-lo não esqueça do rebatedor.

Se sua máquina possuir, lembre-se de utilizar o redutor de olhos vermelhos, quando usar o flash e é também legal sugerir que as pessoas olhem para seus ombros e não para a máquina, minimiza o efeito e a foto fica mais “natural”.

Em festas não esqueça de esperar que as pessoas comam pra que não saiam “deformadas” nas fotos e também lembre-se de recolher copos usados e pratos vazios, caso contrário na sua foto vai parecer que passou um furacão. Apesar de ser esta a sensação que sentimos quando termina uma festa infantil, não é mesmo?

Esteja atenta que para tirar fotos de crianças devemos estar abaixados para fotografar na altura delas, caso contrário elas ficarão achatadas.

Não esqueça que o zoom digital amplia apenas a área central da foto e o zoom óptico aproxima seu motivo. Sendo assim muito cuidado para não perder a qualidade da imagem.

Um grande e forte abraço!

Boas fotos e belas páginas!
Liliane

Comentários em: "Valorizando nossas fotografias" (3)

  1. Liliane!
    obrigada pelo comentário fofo!
    Amei!
    Beijo

  2. Adorei as dicas ! Vou aplicá-las com certeza.

    Bjos

    Karin

  3. Credo! Acreditas que eu estava indo lá no blog com o endereço blogspot?? Aff! Por isso que só descobri esse hoje… tsc tsc…
    Mas deixando pra lá meu lado “tansinha” oq importa é que descobri!!! Hahaha e amei!! Beijos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: