Arte, scrap, divagações e outras coisas…

Marmorização de Papéis

Essa milenar técnica de decoração de papéis é o tema do nosso passo-a-passo. Esta técnica consiste em aplicar e trabalhar diferentes cores de tintas, movimentando-as e até assoprando, para que elas dêem ao papel o aspecto marmorizado, com seus veios, cores e curvas. Muito usado para encadernação, o papel marmorizado também é utilizado em cartões, bloquinhos, papéis de carta, molduras de fotos, páginas de scrapbooking e tudo mais que a sua imaginação sugerir.A marmorização é a técnica de decoração de papéis mais difundida no mundo. Acredita-se que ela tenha surgido na China, no século VIII – apesar de ter gente que considera que ela foi inventada pelos persas no século XVI. Utilizada na origem como suporte para a caligrafia, a poesia e a correspondência, ela continua sendo utilizada no artesanato nos dias atuais, tanto que a estamos descrevendo aqui.

A primeira vez que fiz contato com a marmorização foi através da explicação de uma scrapamiga Sandra Lima, depois fiz alguns cursos utilizando a técnica e confesso que várias experiências também.

Bem, lá vamos nós… Espero que gostem !

Marmorização com Tinta Acrílica
Materiais:

  • Tinta acrílica – cores variadas
  • CMC (carboximetil celulose) – 01 colher de sopa não rasa
  • 01 litro de água
  • Liquidificador
  • Forma de plástico retangular
  • Folhas brancas acid-free (ou cor que você preferir)
  • Pincéis, conta-gotas e escovinha

 Modo de Fazer:

Coloque no liquidificador a água e depois o pó. Bata bem até dissolver. Depois coloque a mistura em um pote plástico para que fique descansando por mais ou menos 03 horas. Com este descanso o líquido vai transformar-se em um gel mais espesso. Este é o ponto para fazermos o trabalho.

Depois deste tempo coloque o gel na forma de plástico transparente. Observe como ficou mais espesso. Escolha as tintas que você vai utilizar e dissolva cada uma delas com um pouco de água, elas devem ficar mais moles e não completamente líquidas.

Após este passo basta pingar as tintas em cima do gel colocado na forma. Utilize o pincel com leves batidas, ou um conta-gotas ou uma escovinha, se preferir. Observe como nesta foto podemos perceber que a tinta dobrou de volume, sem ficar completamente aguada. Para criar colorações ou misturas interessantes, depois de pingar a tinta no gel, podemos utilizar um palito e fazer movimentos no gel de forma que uma cor “entre” na outra sem misturar. Podemos criar desenhos ou apenas pingos, use a criatividade. Experimente!

 

         

         

Agora coloque a folha na forma, tendo o cuidado de colocar uma extremidade e aos poucos ir “deitando” o restante até chegar a outra extremidade. Se colocar toda a folha de uma só vez correrá o risco de formação de bolhas de ar. Bolhas de ar em marmorização significam espaços no papel que ficarão sem tinta, sendo assim, evite também movimentos muito bruscos com o gel, pois podem formar pequenas bolhas que também formarão mais espaços sem tinta.

Para retirar o papel faça da mesma maneira, na diagonal. Levante as pontinhas do papel e vá puxando rente a lateral da forma, isto fará com que o excesso de gel seja retirado. Além disto, depois de tirar a folha completamente da forma, se você quiser um efeito “mais clarinho” dê um banho de torneira rápido na folha, segure-a na vertical e faça com a água escorra, sem dirigir o jato diretamente, faça isto rapidamente.

 

Vá acrescentanto as cores mais escuras após as primeiras retiradas para que você aproveite ao máximo o gel que está na forma. Quando o volume do gel diminuir você pode acrescentar mais e continuar o trabalho. Não se preocupe com as tintas que já estivem depositadas no fundo, pois as cores que passam para o papel são as que ficam na superfície do gel. Repita o processo e você terá novos papeis marmorizados.

 

         

Coloque para secar e veja o resultado:Comentários:

 

  • O CMC é muito fácil de ser encontrado. Papelarias, farmácias ou casas que vendem e colocam papel de parede possuem, pois com ele também preparamos uma cola acid-free. Não se preocupe também com o preço, pois é bem razoável.
  • Esta consistência do gel (com uma colher de sopa não rasa) é uma sugestão. Você pode deixá-lo mais espesso, com maior quantidade de CMC, ou um pouco menos de água. Com isto a tinta acrílica dispersa menos, fazendo manchas mais concentradas e com cores mais fortes.
  • Eu utilizei água destilada, pois é a que eu uso para fazer a cola, mas pode ser utilizada água filtrada, sem problemas, o resultado é o mesmo.
  • Fiquem tranqüilos, ao contrário da marmorização com tinta a óleo, esta pode ser utilizada no scrapbooking sem susto. Nenhum item utilizado no processo danifica as fotos.

A primeira vista parece um processo um pouco trabalhoso,  mas vale a experiência e a satisfação de ter um papel decorado por nós mesmos. Adoro me sentir um “mago” igualzinho aos desenhos animados. Tente você também!

Na próxima semana marmorização de papeis com giz pastel. Não perca.

Bjcs

Liliane

Comentários em: "Marmorização de Papéis" (40)

  1. Diga-me, querida Liliane que postou esta técnica que estou enlouquecida de vontade de experimentar a um tempão ! hehehehe
    Sério, já pesquisei bastante, mas agora, passeando por aqui, me deparo com a técnica toda explicada maravilhosamente…
    E me diz, onde acho o CMC??? Quero fazer logo !
    Vc já fez?
    bjs
    e obrigada !!
    (vou colocar link para cá no meu blog, tá?)
    Lilian

  2. Ai meus Deus, agora que li com calma a técnica que vi as dicas do CMC e que vc já faz a um tempo… ai ai ansiedade.
    Vou procurar hj mesmo o CMC e te falo. ( o resto das coisas tenho em casa)
    bjs bjs bjs
    Lilian

  3. Liliane, adorei o passo a passo !
    Também estou em dúvida sobre o CMC…vou pesquisar aqui na minha cidade, estou louca para utilizar essa tecnica, muito obrigada !!

  4. eu tenho uma receita antiga que usa gelatina em pó sem corantes. fiz uma vez e deu certo.

  5. Olá, Ceres
    Li sua informação sobre o uso da gelatina e gostaria, se possível, da técnica.
    Abrs
    Marisa

  6. valmir sathler disse:

    essa tecnica é muito show, eu gostaria de saber como posso fazer estes estilos de dezenhos em tecido. agradeço desde ja.

  7. Gostaria de saber se vc tem uma tecnica de marmorização.
    Obrigada Sonia

  8. ola, adorei esta sugestao de marmorizacao. ja tinha visto uma , mas nao se acha a tal da alga marinha em po.
    tenho duas duvidas:
    posso uzar a pectina ao inves do cmc ?
    o que e extamente papel acid free ?
    obrigado.

  9. Boa noite, após ler todas as dúvidas sobre o papel marmorizado, resolvi escrever. Trabalho com esta técnica a alguns anos , utilizando a alga carragena, esta define o desenho muito melhor que o CMC. As folhas são no tamanho 66 x 96 cm. Também comercializo a alga, em pacotes de 100 gramas.
    Obrigada
    Célia

  10. Olá!
    esqueci de dizer…
    o meu e-mail celinat@uol.com.br

    Célia
    Obrigada

  11. Oi Célia sou a Paula falo de Portugal será k pode mandar para cá essa alga em pó? Ou conhece cá alguem k a venda?
    bjs

  12. Gleice Mary disse:

    Gostaria de saber onde eu compro a alga marinha em pó.

  13. Fatima Ferreira disse:

    Olá Célia!
    Estou a ficar meio “louca”… de prazer vendo trabalhos tão bonitos feitos com alga marinha, será que me pode enviar alga marinha para eu fazer marmoreado?
    Pode dizer-me o custo?
    É que sou de Portugal e não consegui encontrar aqui o produto.
    Fico muito agradecida.
    Beijo
    Fatima

  14. Ol Para substituir o CMC ou as algas pode ser utilizado cola para papel de parede. Substitui a cola de apepl de parede (em p) na receita e segue o passo-a-passo tambm d certinho. Abraos Liliane rs043548

  15. Boa tarde Liliane, gostaria de ter agradcer por vc disponibilizar essa dicas,pq infelismente não são todas as pessoas,que gostam de passar ou ensinar algumas técnicas sem na da cobrar.Tenha a certeza, ”Deus” te dará em dobro!!!
    Só gostaria que vc me tirasse uma dúvida:Essa mesma técnica , eu posso estar aplicando diretamente na tampa de uma cx de MDF???

    Obrigado,tenha um final de semana abençoado…

    Um gde abraço.

    Rita de Cássia Vitória ES…

  16. Olá Cássia Eu não tentei em madeira…. Porém entendo que seria a mesma estratégia. Se tentar aviso, ou se conseguires Tb me repassa a informação. Abraços Liliane

  17. Joice Nara disse:

    Obrigada por compartilhar essa técnica, sou bibliotecária, e tenho na biblioteca onde trabalho vários obras raras e muitas sem capa, posso utilizar a marmorização de papéis para restaurá-las. Obrigada e um grande abraço.

  18. petronio oliveira disse:

    gostaria de saber onde compro o cmc – ou a alga.
    e qual o nome do papel?

    abraços

    petronio

  19. REGINA GAMBOA disse:

    Liliane,só hoje entrei no meu orkut e vi uma mensagem antiga sua.Entrei no blog e adorei a técnica de marmorização.

    abraços
    Regina

  20. lindisimo este trabalho disse:

    sempre gotei de artesanatos +nunca tive oportunidase de encontrar um trabalho tao lindo como os seus

  21. Oi Liliane,

    Gostei da técnica de marmorização. Onde posso comprar o material necessário em SP?

    Obrigado, Marcos

  22. […] Marmorização de Papéis setembro, 2007 22 comentários 3 […]

  23. luis alberto disse:

    oi. gostaria de ter mais informações sobre a técnica de marmorizacao em papeis, usando CMC. já comprei o CMC e primeira experiencia nao foi das melhores. mesmo rala a tinta afundo no fundo da forma. E olha que coloquei uma colher e meia em 1 litro de agua.
    obrigado.

  24. Olá!
    Trabalho com o papel marmorizado a vários anos. Estou em São Paulo, Brasil. Se tiverem alguma dúvida sobre a marmorização com o CMC ou a alga , por favor entre em contato no email: celinat@uol.com.br
    Eu comercializo as folhas no tamanho 66 x 96 cm, a apostila, o fixador, a alga e o cmc.
    Obrigada
    Célia

  25. Aonde encontrar alga marinha em sao paulo ou cmc
    Atenciosamente
    Silvana

  26. carlinhos disse:

    gostei muito dessa tecnica ,estou tentando fazer mas não sei onde encontrar cmc, pode me ajudar

  27. Olá Liliane!
    Quero agradecer as informações de uma técnica difícil de ser disponibilizada gratuitamente. Ainda mais, pra todo mundo aprender. Gostaria de saber se essa técnica pode ser utilizada em tela de pintura. Eu tentei, mas além da tinta ter afundado no gel, não aderiu à tela. Acho que fiz alguma coisa errada.
    Por favor, se vc tiver um tempinho me responda.
    Obrigada
    Eleni

  28. Colegas,

    CMC pode ser encontrado em casas de confeitaria (é muito usado em pasta americana para bolo) ou em casas de material artístico. Em São Paulo pode ser encontrado na Pintar (em Perdizes) ou no Bondinho (na Av. Pompéia).
    Para que a tinta acrílica tenha um boa aderência no papel, é preciso prepará-lo com uma sulação cuja receita pode ser facilmente encontrada em blogs e sites especializado sobre marmorização, utilizando produtos que podem ser facilmente encontrado no mercado.

    Realmente a carragena não é tão fácil de encontrar. Não exatamente por que ela não está disponível, mas porque não há venda fracionada e normalmente a compra mínima é de 20/25 kg. Além disso, existem três ou quatro tipos de carragenas e apenas uma delas é adequada para marmorização.

    Um detalhe que poucos comentam é que além da água, para diluir a tinta acrílica, é preciso adicionar outro componente para que ela não afunde na solução. Tradicionalmente utilizava-se bile de boi (sim, suco biliar produzido pelo fígado do boi), mas hoje em dia casas especializadas em produtos para marmorização ao redor do mundo vendem uma solução com componentes não animais que fazem o trabalho. Dá pra dar o famoso “jeitinho brasileiro” se você entender qual a função do produto e substituir por algo com as mesmas propriedades.

    Cada artista utiliza um método, e marmorização é uma espécie de laboratório químico. Cada marmorizador tem seus segredos e eles devem ser preservados sim, pois cada um tem um técnica diferente. Depois que você entende como funciona a técnica, é preciso experimentar diversas opções e agentes.

    Não quer perder tempo experimentando? Faça um curso. Gosta de arte e desafios? Pesquise e descubra sua própria fórmula! Não tá dando certo? Compre os papéis de quem entende do assunto e valorize a arte e a técnica do artista marmorizador!

  29. […] aprender como fazer? Clique aqui e saiba o passo a […]

  30. isso nao é uma dica ! isso é uma aula ! obg bença.

  31. Tavares disse:

    a alga em pó, pode ser de côr verde ,e o que é CMC? obrigado

  32. jorge tito disse:

    Caros amigos. Na vida nada se cria,tudo se copia e para aqueles que escondem segredos os quais não foram descobertos por esforços próprios vai um alerta. O sábio que sabe e não diz o que sabe, é como uma nuvem que passa e não traz chuvas. Tenho feito a marmorização e uso água raz uma colher de café para cada litro de água. Abraços.

  33. edemilton leal ramos disse:

    E preciso usar alumen no papel como mordente?

  34. Antonio Alves disse:

    Muito legal gostei da técnica .
    Também encontrei uma firma de aliviar o stress do dia a dia e uma verdadeira terapiá.a

  35. Erika Oliveira disse:

    Amei este tipo de arte na água, depois repassada pro papel. Parabéns !!!
    Erika Oliveira – Recife – PE – Brasil.

  36. Amiga, gostei muito dessa técnica, dentre às demais que existem por aí essa é bem simples e fácil de fazer.Vou procurar pelo ingrediente CMC aqui onde moro.Pode ser
    usado qualquer papel ? Se você puder responder no meu I-mail ou whatsapp eu agra
    deceria, valeu !!!!!!! Um abraço amiga. whatsapp: 55 21 985871713

  37. Obrigada amiga que Deus te abençoe, obrigada pela aula maravilhosa faço caixinhas e quero fazer umas coisas diferentea então me caio muito bem.

  38. Amiga me falaram que algas marinha são muitas então me falaram que agar agar tambem e uma alga marinha em po e verdade ou possamos substituir por outra alga

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: